Após crise com a China, deputados tentam afastar Eduardo Bolsonaro de comissão na Câmara

Apesar de as comissões estarem sem funcionamento durante a pandemia, o deputado federal é o presidente em exercício da de Relações Exteriores

Eduardo Bolsonaro (Cleia Viana/Câmara dos Deputados)
Escrito en POLÍTICA el

Um grupo de deputados federais tem se articulado para tirar o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) da presidência da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara (CREDN) após nova crise diplomática com a China promovida por ele, que é filho do presidente Jair Bolsonaro.

Segundo informações do jornalista Guilherme Mazieiro, do portal Uol, a articulação dos parlamentares tem como objetivo tirar o parlamentar da presidência da CREDN apesar dela estar sem funcionamento durante a pandemia.

Todas as comissões da Câmara foram paralisadas durante o período de sessões virtuais, então a mudança das presidências se torna mais complicada. Os deputados devem tentar promover o afastamento de Eduardo pelo plenário da Câmara.

A deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB-AC), presidenta do grupo parlamentar de apoio as relações entre os países do BRICS (grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), é quem encabeça a mobilização. Integram ainda o grupo os deputados federais Fausto Pinato (PP-SP), presidente da frente parlamentar Brasil-China, e Daniel Almeida (PCdoB-BA), da frente de Amizade Brasil-China.

"Uma instituição que se deve dar ao respeito, não pode permitir que seus membros achincalhem outros países prejudicando históricas relações", escreveu Perpétua no Twitter.

https://twitter.com/perpetua_acre/status/1331644581260259329