Após intimação de Moraes, Facebook decide bloquear perfis bolsonaristas no exterior

Decisão ocorre após ministro do STF aumentar o valor da multa contra a rede social e intimar pessoalmente o presidente da empresa no Brasil

O Facebook anunciou neste sábado (1º) que acatou com pedido do Supremo Tribunal Federal (STF) e vai bloquear, em todo o mundo, as contas de perfis bolsonaristas. A informação é da CNN Brasil.

A medida vem após o ministro do STF, Alexandre de Moraes, aumentar o valor da multa diária contra a rede social para R$ 1,2 milhão e cobrar o pagamento de R$ 1,92 milhão por descumprimento da ordem judicial. O ministro também intimou pessoalmente o presidente da empresa no país a cumprir sua determinação.

“Devido à ameaça de responsabilização criminal de um funcionário do Facebook Brasil, não tivemos alternativa a não ser cumprir com a ordem de bloqueio global das contas enquanto recorremos ao STF”, disse a empresa, em nota neste sábado (1).

A decisão se deu no âmbito do inquérito do STF que apura ameaças e fake news contra ministros da Corte.

O primeiro bloqueio realizado pela rede social ocorreu na última sexta-feira (24) no Brasil. Ao todo, 16 contas no Twitter e 12 no Facebook foram retiradas do ar. No entanto, alguns dos responsáveis pelas contas conseguiram criar novos perfis como se estivessem no exterior.

Avatar de Redação

Redação

Direto da Redação da Revista Fórum.