Após mudanças na Defesa, Bolsonaro diz que "joga dentro da Constituição" e ataca Araraquara

"Tá morrendo muita gente lá, apesar do lockdown", disse o presidente; no domingo, a cidade não registrou nenhuma morte

Foto: Alan Santos/PR
Escrito en POLÍTICA el

Em conversa com apoiadores na saída do Palácio do Alvorada nesta terça-feira (30) o presidente Jair Bolsonaro disse que a Constituição o impede de decretar Estado de Sítio para impedir medidas de isolamento social, mas voltou a atacar cidades que adotaram restrições.

Bolsonaro disse que "nos limites da Constituição", não pode decretar Estado de Sítio e voltou a acusar governadores e prefeitos de "ultrapassar" essa medida ao adotarem restrições sanitárias previstas em lei. "Não podem decretos municipais irem além do Estado de Sítio. Eu jogo dentro no limite da Constituição. Algumas autoridades não jogam no limite da Constituição", disse.

A declaração foi dada na véspera do aniversário do golpe militar de 1964 e no mesmo dia que o comando das Forças Armadas entregou seus postos. Na segunda-feira, o ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva foi demitido. Em seu lugar, assumiu Walter Souza Braga Netto.

O presidente ainda disparou ataques à Prefeitura de Araraquara, comandada por Edinho Silva (PT). A cidade adotou um exitoso lockdown, que é apontado como um exemplo nacional pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

A cidade de Araraquara foi uma das mais atingidas no início da segunda onda da pandemia. Seu sistema de saúde chegou a ficar com 100% dos leitos de UTI ocupados, e foram registradas 113 mortes por covid-19 somente em janeiro e fevereiro, mais do que a soma inteira do ano passado, que foi de 92 óbitos. Com o lockdown, houve uma grande redução no número de casos e mortes e, no último domingo (28), a cidade não registrou nenhum óbito por Covid-19. Nesta terça-feira (30), novas restrições foram adotadas.

"Por que elegeram um cara desse? Não tem Justiça lá? Vários municípios estão derrubando. Tá morrendo muita gente lá, apesar do lockdown", disse Bolsonaro enquanto apoiadores criticavam o prefeito. "Imagina o Haddad no meu lugar", completou.