Ouça o Fórumcast, o podcast da Fórum
26 de setembro de 2019, 17h03

Após ONU, Bolsonaro arrisca fala sobre geopolítica e dispara declaração non sense

Presidente se embaralhou e ninguém entendeu uma declaração inusitada sobre Brasil, Alemanha, Ilhas Malvinas e Argentina; assista

Foto: Marcos Corrêa/PR

Após as pérolas no discurso da Assembleia Geral da ONU, que renderam críticas dos principais jornais do mundo, o presidente Jair Bolsonaro, já no Brasil, arriscou uma fala no âmbito de geopolítica para tratar sobre os interesses de outros países na Amazônia e acabou disparando uma declaração non sense – isto é, sem sentido algum.

Ao conversar com jornalistas, nesta quinta-feira (26), em Brasília, Bolsonaro disse: “Assim como no passado as Malvinas estavam para a Argentina, hoje a Alemanha está para o Brasil”.

A frase do presidente carece de coerência histórica. As Ilhas Malvinas (Falkland), hoje sob o domínio britânico, ficam em águas argentinas e foram alvo de uma disputa entre a coroa inglesa e o governo militar argentino nos anos 80. A guerra terminou com a vitória do Reino Unido, que mantém até hoje a soberania – ainda questionada – sobre o território.

Bolsonaro, portanto, provavelmente confundiu Alemanha com Amazônia, já que sua tese é que outros países estariam interessados no território brasileiro, assim como o Reino Unido era interessado e conquistou o território argentino.

Assista ao momento em que o presidente dispara a frase que ninguém entendeu.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum