Após PM reprimir antifascistas, bolsonaristas desfilam com bandeiras neonazistas em carro de som na Paulista

Além de símbolo extremista ucraniano, os apoiadores de Jair Bolsonaro carregavam a bandeira do franquismo, variação espanhola do fascismo

Foto: Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro conseguiram prosseguir com sua manifestação neste domingo após a Polícia Militar de São Paulo expulsar das ruas a multidão de torcedores e movimentos sociais antifascistas que havia tomado a Avenida Paulista neste domingo (31).

Sem a reação dos antifas, os apoiadores do presidente se sentiram confortáveis em colocar no carro duas bandeiras com o brasão de armas da Ucrânia, símbolo adotado por movimentos neonazistas. Uma trazia o azul e amarelo da bandeira do país e outra o vemelho e preto do grupo neonazista Pravyy Sektor.

Essa não é a primeira vez que a Ucrânia foi exaltada por bolsonaristas. A extremista ex-feminista Sara Winter, que comanda o grupo 300 do Brasil, defende a "ucranização" do Brasil.

Além disso, foi exposta uma bandeira da Espanha da época do ditador Francisco Franco. O franquismo é considerado a variação espanhola do fascismo - original da Itália de Mussolini.

O ato prosseguiu após a dura reação da Polícia Militar contra os grupos pró-democracia. A atitude da PM foi criticada por lideranças da oposição, que cobraram o governador João Doria.

Mesmo diante da repressão a antifascistas, o governador João Doria fez uma homenagem à PM e chamou os policiais de “heróis”. “Os policiais são heróis que serão homenageados pelo Governo de SP no Palácio dos Bandeirantes”, escreveu o governador.

Um vídeo publicado por uma apoiadora do presidente mostra que o, antes da atuação da PM, os bolsonaristas estariam acuados de ostentar os símbolos fascistas.

https://twitter.com/jnascim/status/1267186103032918016