terça-feira, 29 set 2020
Publicidade

Após polêmica sobre Previdência, oposição obstrui trabalhos e plenário aprova apenas um projeto

Em ritmo de trabalho lento e um dia após o texto da Reforma da Previdência chegar ao Congresso Nacional, o Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (21) apenas um dos cinco projetos em pauta que ratificam acordos internacionais. Em um plenário esvaziado, PT e Psol criticaram diversos pontos da reforma e defenderam o direito de obstruir os trabalhos em protesto.

De outro lado do balcão, PSL, PPS e Patriota se manifestaram favoráveis às mudanças no sistema previdenciário brasileiro e criticaram a obstrução dos trabalhos.

“Nós estamos em uma obstrução política, porque queremos espaço para debater os temas que prejudicarão profundamente a aposentadoria das pessoas”, afirmou o deputado Henrique Fontana (PT-RS).

Para o líder do Novo, deputado Marcel Van Hattem (RS), a oposição usa a obstrução de modo irresponsável. “São tratados internacionais na área educacional que não estão sendo debatidos de forma irresponsável. Nós queremos debater”, defendeu o líder.

Acordo aprovado

O texto aprovado hoje é o do Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 379/16, que confirma a participação brasileira no acordo de cooperação educacional com o governo de São Cristóvão e Névis – ilhas localizadas no Mar do Caribe.

O acordo na área de educação e desenvolvimento científico prevê, por exemplo, a possibilidade de intercâmbio de professores, pesquisadores, técnicos e especialistas, para a realização de cursos de graduação ou pós-graduação e para a elaboração e a execução conjunta de projetos e pesquisas.

Com informações da Agência Câmara

Nossa sucursal em Brasília já está em ação. A Fórum é o primeiro veículo a contratar jornalistas a partir de financiamento coletivo. E para continuar o trabalho precisamos do seu apoio. Saiba mais.

 

George Marques
George Marques
Jornalista e Relações Públicas pela Faculdade JK de Brasília. É também especialista em comunicação pública e comunicação política no legislativo, tendo já sido indicado ao Prêmio Comunique-se de Jornalismo Político. Já trabalhou na cobertura de política para o site The Intercept Brasil e Metrópoles. É colunista da Fórum.