Blog do George Marques

direto do Congresso Nacional

Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
21 de fevereiro de 2019, 15h45

Após polêmica sobre Previdência, oposição obstrui trabalhos e plenário aprova apenas um projeto

PT e Psol criticaram diversos pontos da reforma e defenderam o direito de obstruir os trabalhos em protesto

Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

Em ritmo de trabalho lento e um dia após o texto da Reforma da Previdência chegar ao Congresso Nacional, o Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (21) apenas um dos cinco projetos em pauta que ratificam acordos internacionais. Em um plenário esvaziado, PT e Psol criticaram diversos pontos da reforma e defenderam o direito de obstruir os trabalhos em protesto.

De outro lado do balcão, PSL, PPS e Patriota se manifestaram favoráveis às mudanças no sistema previdenciário brasileiro e criticaram a obstrução dos trabalhos.

“Nós estamos em uma obstrução política, porque queremos espaço para debater os temas que prejudicarão profundamente a aposentadoria das pessoas”, afirmou o deputado Henrique Fontana (PT-RS).

Para o líder do Novo, deputado Marcel Van Hattem (RS), a oposição usa a obstrução de modo irresponsável. “São tratados internacionais na área educacional que não estão sendo debatidos de forma irresponsável. Nós queremos debater”, defendeu o líder.

Acordo aprovado

O texto aprovado hoje é o do Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 379/16, que confirma a participação brasileira no acordo de cooperação educacional com o governo de São Cristóvão e Névis – ilhas localizadas no Mar do Caribe.

O acordo na área de educação e desenvolvimento científico prevê, por exemplo, a possibilidade de intercâmbio de professores, pesquisadores, técnicos e especialistas, para a realização de cursos de graduação ou pós-graduação e para a elaboração e a execução conjunta de projetos e pesquisas.

Com informações da Agência Câmara

Nossa sucursal em Brasília já está em ação. A Fórum é o primeiro veículo a contratar jornalistas a partir de financiamento coletivo. E para continuar o trabalho precisamos do seu apoio. Saiba mais.

 


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum