Após reunião de 22 de abril, Damares pediu investigação de governadores que ameaçou prender

No evento, a ministra defendeu que “quando a pandemia passar, governadores e prefeitos responderão a processo”. Dias depois, ela pediu informações sobre alguns casos à Ouvidoria Nacional

Damares Alves - Foto: MMFDH
Escrito en POLÍTICA el

A ministra Damares Alves, titular do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, solicitou à Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos informações sobre eventuais denúncias contra governadores e prefeitos que se opunham à postura do governo a respeito da forma como lidar com a pandemia de covid-19.

Segundo informação do blog do jornalista Guilherme Amado, da revista Época, o pedido teria ocorrido dias depois da reunião do dia 22 de abril, a mesma que foi registrada em vídeo difundido em maio, por ordem do STF (Supremo Tribunal Federal).

Nas imagens, é possível ver a própria ministra Damares dizendo que “a pandemia vai passar, mas governadores e prefeitos responderão processos e nós vamos pedir inclusive a prisão de governadores e prefeitos (…) em mais de cinco procedimentos, nosso ministério já tomou iniciativa, e nós estamos pedindo inclusive a prisão de alguns governadores”, mas sem citar nomes.

O blog de Amado também afirma que a a Ouvidoria negou a solicitação da ministra, com a justificativa de que seriam dados cujo sigilo é “extremamente sensível”.