Após ser confrontado na GloboNews, ministro da Justiça troca diretoria e manda apurar "dossiê antifascista"

As declarações controversas dadas por André Mendonça sobre o Seopi ganharam destaque no Jornal Nacional

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Escrito en POLÍTICA el

O ministro da Justiça, André Mendonça, demitiu o chefe da Diretoria de Inteligência da Secretaria de Operações Integradas (Seopi), Gilson Libório, em razão da denúncia de que o órgão estaria promovendo um dossiê secreto contra policiais antifascistas.

O anúncio foi feito na noite desta segunda-feira (3) por meio de nota em que o ministério anuncia a instauração de uma sindicância por parte da Corregedoria-Geral da pasta.

"A Comissão foi designada através da Portaria COGER nº 158/2020 e é composta por um delegado de Polícia Federal, integrante da Corregedoria-Geral do MJSP; um Procurador da Fazenda Nacional e um Auditor Federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União. Como medida considerada adequada à realização dos trabalhos da Comissão, o ministro decidiu pela substituição da chefia da Diretoria de Inteligência da SEOPI", diz em nota.

A decisão ganhou destaque no Jornal Nacional desta segunda. O telejornal exibiu a entrevista de Mendonça à GloboNews, quando disse que não poderia “confirmar e nem negar” a existência do dossiê.

"A lei prevê que relatórios, dados e informações de inteligência sejam divulgados de forma distinta. Não posso confirmar, nem negar, a existência de um relatório de inteligência", disse.

Senado

Mendonça participaria, na terça-feira (4), de uma audiência na Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência do Senado Federal, mas desmarcou o compromisso. O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) criticou.

"O que o ministro tem a esconder? Ladra como um leão para espionar opositores, mas foge como um gatinho quando é chamado para se explicar”, criticou o senador. “Não pense que ficará impune. Não vamos deixar que a Constituição sirva de enfeite para esse governo de insanos!”, afirmou Rodrigues, que é líder da oposição.