Aprovação de Bolsonaro despenca entre evangélicos, diz Exame/Ideia

Última rodada da pesquisa Exame/Ideia aponta que o presidente tem níveis de aprovação abaixo de seus pares que tentaram a reeleição: FHC, Lula e Dilma

Michelle e Jair Bolsonaro em evento com evangélicos (Foto: Marcos Corrêa/PR)
Escrito en POLÍTICA el

O governo do presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) é considerado ruim ou péssimo por 52% dos entrevistados, de acordo com a última pesquisa Exame/Ideia. Entre os evangélicos, 28% avaliam o governo Bolsonaro como ótimo ou bom, 11 pontos percentuais a menos do que a rodada de 22 de outubro.

Já com relação à maneira como Bolsonaro lida com seu trabalho como presidente, 54% desaprovam enquanto 23% aprovam.

Recuperação teria que ser recorde

Maurício Moura, fundador do IDEIA considera que “apesar de ter um nível de aprovação sólido e constante nos últimos meses [cerca de 25% dos entrevistados], o presidente Jair Bolsonaro tem níveis de aprovação abaixo de seus pares que tentaram a reeleição”.

Moura lembra que, no terceiro ano de mandato, Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff tinham um patamar de aprovação acima de 30% e menor rejeição. “E, para serem reeleitos, precisaram melhorar sua performance de popularidade no ano eleitoral. No caso de Bolsonaro, essa recuperação teria de ser recorde”, alerta.

Segundo turno

A Data/Exame também fez levantamento de um provável segundo turno entre o ex-presidente Lula e Bolsonaro. O resultado aponta que Lula ampliou a vantagem em relação ao presidente. Se as eleições fossem hoje, Lula teria 48% e o candidato à reeleição, 31%. 

A distância entre os dois no levantamento de julho era de 12 pontos percentuais e agora aumentou para 17 pontos.

A sondagem ouviu 1.200 pessoas entre os dias 9 a 11 de novembro. As entrevistas foram feitas por telefone, com ligações tanto para fixos residenciais quanto para celulares. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Clique aqui para ler o relatório completo.