Fórumcast #19
20 de março de 2019, 17h19

Aprovação popular de Bolsonaro despenca 15 pontos, segundo Ibope

O levantamento feito entre os dias 16 e 19 de março revela que a proporção de quem considera a gestão de Bolsonaro boa ou ótima caiu de 49% em janeiro para 34% em março

Foto: Alan Santos/PR

A popularidade de Jair Bolsonaro despencou em apenas 60 dias de governo. De acordo com pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência e divulgada nesta quarta-feira (20), o presidente perdeu 15 pontos percentuais de aprovação popular. A tendência foi registrada em pesquisas anteriores, da XP/Ipespe e CNT/MDA.

O levantamento feito entre os dias 16 e 19 de março revela que a proporção de quem considera a gestão de Bolsonaro boa ou ótima caiu de 49%, computados em janeiro, para 39% em fevereiro, chegando a 34% em março.

Foto: Reprodução

A mesma tendência se observa no percentual da população que considera governo do militar ruim ou péssimo. Este índice subiu de 11% em janeiro para 24% em março. Outros 34% consideram que é regular, e 8% não souberam avaliar.

Outro índice negativo para Jair Bolsonaro é o que se refere à confiança da população. Em janeiro, 62% afirmavam confiar no presidente. Agora, caiu para 49%, ou seja, uma queda de 13 pontos. No sentido contrário, a desconfiança saltou de 30% para 44%.

Veja também:  MBL faz mea culpa e abandona radicalização: “Há como polarizar sem ser estúpido”

Comparação

Em comparação aos resultados de pesquisas de avaliação da administração dos últimos presidentes eleitos, realizadas também no mesmo período de governo, observa-se que Bolsonaro tem o pior desempenho em relação a Fernando Henrique Cardoso (1º mandato), Lula (1º e 2º mandato) e Dilma Rousseff (1º mandato).

A margem de erro da pesquisa é de dois pontos, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. O levantamento divulgado nesta quarta pelo Ibope Inteligência foi paga pelo próprio instituto.

Confira a íntegra da pesquisa aqui

Nossa sucursal em Brasília já está em ação. A Fórum é o primeiro veículo a contratar jornalistas a partir de financiamento coletivo. E para continuar o trabalho precisamos do seu apoio. Saiba mais.


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum