Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
20 de março de 2019, 17h19

Aprovação popular de Bolsonaro despenca 15 pontos, segundo Ibope

O levantamento feito entre os dias 16 e 19 de março revela que a proporção de quem considera a gestão de Bolsonaro boa ou ótima caiu de 49% em janeiro para 34% em março

Foto: Alan Santos/PR

A popularidade de Jair Bolsonaro despencou em apenas 60 dias de governo. De acordo com pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência e divulgada nesta quarta-feira (20), o presidente perdeu 15 pontos percentuais de aprovação popular. A tendência foi registrada em pesquisas anteriores, da XP/Ipespe e CNT/MDA.

O levantamento feito entre os dias 16 e 19 de março revela que a proporção de quem considera a gestão de Bolsonaro boa ou ótima caiu de 49%, computados em janeiro, para 39% em fevereiro, chegando a 34% em março.

Foto: Reprodução

A mesma tendência se observa no percentual da população que considera governo do militar ruim ou péssimo. Este índice subiu de 11% em janeiro para 24% em março. Outros 34% consideram que é regular, e 8% não souberam avaliar.

Outro índice negativo para Jair Bolsonaro é o que se refere à confiança da população. Em janeiro, 62% afirmavam confiar no presidente. Agora, caiu para 49%, ou seja, uma queda de 13 pontos. No sentido contrário, a desconfiança saltou de 30% para 44%.

Comparação

Em comparação aos resultados de pesquisas de avaliação da administração dos últimos presidentes eleitos, realizadas também no mesmo período de governo, observa-se que Bolsonaro tem o pior desempenho em relação a Fernando Henrique Cardoso (1º mandato), Lula (1º e 2º mandato) e Dilma Rousseff (1º mandato).

A margem de erro da pesquisa é de dois pontos, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. O levantamento divulgado nesta quarta pelo Ibope Inteligência foi paga pelo próprio instituto.

Confira a íntegra da pesquisa aqui

Nossa sucursal em Brasília já está em ação. A Fórum é o primeiro veículo a contratar jornalistas a partir de financiamento coletivo. E para continuar o trabalho precisamos do seu apoio. Saiba mais.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum