Aprovado projeto que torna Paulo Freire patrono da educação pernambucana

Método do educador, que é adotado nas escolas estaduais, garantiu melhoras nos índices nacionais

Paulo Freire (Reprodução)
Escrito en POLÍTICA el

Foi aprovado nesta terça-feira (3), na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), a redação final do projeto de lei (PL), de autoria do deputado estadual Paulo Dutra (PSB), que concede o título de patrono da educação pernambucana para Paulo Freire.

avança na Nesta terça-feira (3), a redação final do texto, foi aprovado pela Casa - último trâmite no Legislativo. A partir desta quarta-feira (4),

Este era o último trâmite do projeto no legislativo pernambucano. Agora, o governador Paulo Câmara, que é do mesmo partido do autor, tem o prazo de até 15 dias para sancioná-la.

De acordo com o Paulo Dutra, o método freiriano vem sendo aplicado nas escolas estaduais e Pernambuco:

“Depois de 2008, as escolas integrais vieram com uma filosofia diferente, voltada para o fortalecimento do sujeito, onde você é protagonista da sua vida. Paulo Freire defende muito isso. Ele bateu muito contra a educação bancária, em que o professor é o centro do conhecimento. Ele passa a ser trabalhado junto com o aluno”, afirmou.

Ainda na sua visão, a mudança foi o que garantiu a melhora dos resultados de Pernambuco nos índices nacionais. De acordo com pesquisa do IBGE, a taxa de abandono dos estudantes do ensino médio caiu de 22 em 2007 para 1,6 em 2016 - última da série histórica.

Com informações do JC OnLine