Arcebispo dá indiretas a Bolsonaro durante missa do Dia da Nossa Senhora Aparecida

Dom Orlando Brandes não citou nomes, mas se referia claramente ao descaso das autoridades com relação às queimadas no Pantanal e na Amazônia e às vítimas do Coronavírus

Foto: Thiago Leon/Santuário Nacional
Escrito en POLÍTICA el

O arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, criticou as queimadas durante o sermão da missa solene do Dia da Padroeira no Santuário Nacional, realizada na manhã desta segunda-feira (12), no maior templo católico do país.

"Não deixai que nosso Brasil se perca nas chamas. O Pai disse assim: Faça-se as árvores e o homem ganancioso disse cortemos as árvores", disse Dom Orlando Brandes.

Dom Orlando Brandes não citou nomes durante o sermão, mas se referia claramente ao descaso das autoridades com relação às queimadas deste ano no Pantanal e na Amazônia. Ele afirmou que a "impunidade é um dos dragões que está voltando" e também criticou as fake news, idolatria de autoridades e feminicídio.

"Vamos usar a veste da verdade, não de fake news, não de mentiras, a couraça é nossa justiça, diz Paulo apóstolo. Justiça para ver menos desigualdades sociais. Nas nossas mãos, a espada do espírito para a gente então se despir de tudo que é idolatria. Às vezes idolatramos até pessoas, raças, autoridades. Tomam o lugar de Jesus esses ídolos que nos destroem. Diz Paulo, temos os pés calçados com a paz. Por isso é preciso exorcizar o feminícidio, tudo que é tipo de violência", afirmou no sermão.

Ele ainda fez referência às vítimas da pandemia de coronavírus e se solidarizou com as famílias:

"É muito luto, é muita lágrima. A não ser que não vivamos no Brasil. É preciso sentir a dor desse povo. Porque órfãos aumentaram, pessoas viúvas estão a sós. Quanta dor, quanto sofrimento. [Maria] Dai colo, protegei no seu manto de ternura esse povo tão sofrido e agora vítima da pandemia".

Com informações do G1