O que o brasileiro pensa?
13 de junho de 2020, 11h44

Artigo da The Economist vê Bolsonaro como “ameaça à democracia”

Segundo a revista britânica, de linha editorial liberal, o presidente brasileiro “desde que era deputado, Bolsonaro nunca mostrou muito respeito pela democracia, se tornou mais controverso ao desafiar as instituições, os governadores e prefeitos”

Jair Bolsonaro (Foto: Isác Nobrega/PR)

Um artigo publicado nesta semana pela prestigiada revista britânica The Economist, de reconhecida linha editorial liberal, analisa o governo de Jair Bolsonaro no Brasil a partir de uma pergunta, que aparece já no título do texto: seria ele uma ameaça à democracia?

A resposta também está no artigo, que enumera os ataques realizados por ele e seus ministros às instituições democráticas nos últimos tempos, como a guerra declarada ao STF (Supremo Tribunal Federal) e ao Congresso, atiçando seus seguidores em manifestações pelo fechamento de ambos os poderes, além da briga contra governadores e prefeitos resistentes a medidas de abertura da economia em meio à pandemia do coronavírus – que tem no Brasil seu epicentro mundial atual.

O artigo também traz comentários de Oscar Vilhena Vieira, diretor da Faculdade de Direito da FGV (Fundação Getúlio Vargas), para quem “a democracia brasileira está sob uma grave ameaça (…) O presidente não vem tentando apenas criar um conflito institucional, mas também está estimulando grupos violentos”.

Segundo a The Economist, “durante seus 28 anos como deputado, Bolsonaro nunca mostrou muito respeito pela democracia, e se tornou mais controverso por duas razões. Em primeiro lugar, o STF iniciou investigações que o envolvem. Uma delas tem a ver com a destituição do diretor da Polícia Federal para proteger um dos seus filhos contra um processo. A outra se refere a apoiadores (incluindo dois filhos dele), suspeitos de orquestrarem acusações falsas e ameaças contra ministros do STF”.

No entanto, a revista britânica também acredita que “Bolsonaro não parece forte o suficiente para realizar um golpe. Ele não conta com o apoio da maioria dos governadores estaduais, e apesar de o vírus ter desativado temporariamente o Congresso, o STF está agindo de uma forma surpreendentemente”.

O artigo na íntegra pode ser lido neste link.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum