Às pressas, PF marca depoimento de Moro sobre Bolsonaro para o sábado

O ministro foi chamado à depor para esclarecer denúncias que constam em inquérito contra o presidente

Sérgio Moro - Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Escrito en POLÍTICA el

Após o ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal, antecipar prazo dado à Polícia Federal para escutar o ex-ministro Sérgio Moro em razão do inquérito aberto contra o presidente Jair Bolsonaro no STF, o ex-juiz foi chamado para a Superintendência da PF de Curitiba no próximo sábado (2).

Segundo a colunista Bela Megale, do O Globo, Moro será ouvido no início da tarde de sábado por dois delegados do Serviços de Inquéritos Especiais (Sinq) da PF.

Alegando “razões de urgência”, Celso de Mello atendeu na quinta-feira a diversos pedidos apresentados por parlamentares ao STF solicitando a redução do prazo inicial para o depoimento do ex-ministro. A previsão de 60 dias caiu para 5.

Tal “urgência” pode estar relacionada com a suspensão da nomeação do diretor da Polícia Federal, Alexandre Ramagem, por parte do tribunal. A função é crucial na escolha do delegado responsável por investigar o presidente e Ramagem é amigo dos filhos do ex-capitão.

No momento, o diretor interino da instituição é Disney Rosseti, indicado por Moro.

Ao decidir pela abertura do inquérito contra o presidente, na segunda-feira, Mello afirmou: “O presidente da República – que também é súdito das leis, como qualquer outro cidadão deste País – não se exonera da responsabilidade penal emergente dos atos que tenha praticado, pois ninguém, nem mesmo o Chefe do Poder Executivo da União, está acima da autoridade da Constituição e das leis da República”.