Assista ao vídeo da chegada de Lula para receber o título de cidadão de Paris

Ao lado de Dilma Rousseff e Fernando Haddad, Lula foi ovacionado

Foto: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra em detalhes como foi a chegada do ex-presidente Lula no Theatre du Gymnase, em Paris, nesta segunda-feira (2), onde recebeu o título de cidadão honorário da capital francesa. A honraria foi concedida pela prefeita Anne Hidalgo.

Ao aparecer no palco, acompanhado da ex-presidenta Dilma Rousseff e do ex-prefeito Fernando Haddad, Lula foi ovacionado pelos presentes, que iam até o encontro do petista para saudá-lo e tirar fotografias.

Assista.

Bolsonaro: ameaça ao planeta

Em discurso durante a cerimônia de entrega do título, o ex-líder sindical pregou o desenvolvimento sustentável com inclusão e oportunidades para todos e defendeu a Floresta Amazônica. Ele condenou a “deliberada destruição da fonte de vida” no Brasil e afirmou que o governo Bolsonaro “ameaça o planeta”.

O aumento das queimadas na Amazônia no ano passado colocaram o presidente brasileiro em uma posição bastante criticada em todo mundo pela inação no combate ao fogo e ao desmatamento. O presidente francês, Emanuel Macron, foi um dos que entrou em rota de colisão com Bolsonaro.

Ascensão fascista

Lula ainda destacou que esse processo foi estimulado pelo enfraquecimento da democracia, “estimulado pela ganância de uns poucos e por um desprezo mesquinho pelos direitos do povo”. Segundo o ex-presidente, esse desprezo tem raízes profundas, “fincadas em 350 anos de escravagismo”.

O ex-mandatário aponta que a chegada do ex-capitão à presidência só foi possível com a complacência da grande mídia. “O candidato que venceu as eleições foi poupado pelas grandes redes de televisão de enfrentar em debates o companheiro Haddad. Essa mídia, portanto, é corresponsável pela ascensão de um presidente fascista ao governo do Brasil”, declarou.

O ex-juiz federal Sergio Moro também foi bastante criticado por Lula. Ao chamar o hoje ministro da Justiça de mentiroso, o presidente foi ovacionado pelo público que lotou o teatro. A plateia também vibrou com uma homenagem de Lula à ex-presidenta Dilma Rousseff, que marcou presença ao lado de Haddad.