Ataque hacker que atingiu o STJ tinha como objetivo chegar no TSE, diz colunista

Segundo integrantes dos tribunais, os criminosos virtuais queriam gerar descrédito no sistema eleitoral às vésperas do pleito municipal

Foto: Nelson Jr./ ASICS/TSE
Escrito en POLÍTICA el

O grande ataque hacker que sacode as redes de Brasília desde terça-feira (3), com a derrubada o sistema do Superior Tribunal de Justiça (STJ), do Ministério da Saúde e do governo do DF, teria como alvo primordial as informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a exatos 10 dias do pleito municipal de 15 de novembro.

Segundo informações do colunista Ancelmo Gois, do O Globo, o ataque vinha sendo programado há cerca de três meses para atingir o TSE. Segundo fontes do STJ e do TSE ouvidas pelo jornalista, acredita-se que o ataque tinha como objetivo provocar um descrédito no sistema eleitoral às vésperas da eleição.

Eles ressaltam, no entanto, que não seria possível chegar nas urnas eletrônicas, que não estão conectadas à internet.

A área cibernética do Exército, a Polícia Federal e a Microsoft estariam trabalhando nas investigações, que apontam a presença de uma empresa estrangeira no ataque.

O ataque tirou os canais do STJ do ar e provocou a suspensão de suas atividades e dos prazos dos processos que correm na corte até o próximo dia 9. Os responsáveis pela ação criminosa teriam cobrado resgate.