Ato falho: Guedes confunde novo secretário com André Esteves

Paulo Guedes foi um dos fundadores do BTG Pactual, no qual André Esteves é sócio

Paulo Guedes (Foto: Agência Brasil)
Escrito en POLÍTICA el

Durante pronunciamento realizado nesta sexta-feira (22), o ministro Paulo Guedes, da Economia. cometeu um ato falho que provocou risos até no presidente Jair Bolsonaro. Guedes confundiu o nome do novo secretário do Tesouro, Esteves Colnago, com o do banqueiro André Esteves, do BTG Pactual.

"O que eu posso dizer é que eu to nomeando alguém bastante sério, com muita formação, muita experiência para o lugar do antigo secretário especial de Tesouro e Orçamento. Sai o Funchal e entra o André Esteves... O André Colnago... André Esteves Colnago... Ele nao tem o 'André', né? Esteves Colnago...", disse Guedes durante pronunciamento.

O ato falho provocou risos entre os presentes, incluindo o presidente Jair Bolsonaro, que tinha mantido a cara fechada durante todo o pronunciamento.

Guedes foi um dos fundadores do BTG, no qual André Esteves é sócio. O banqueiro chegou a ser investigado pela Lava Jato e absolvido em 2018 à pedido do Ministério Público Federal.

Colnago, que foi ministro do Planejamento durante a gestão de Michel Temer, chega à Economia após a debandada que fez Guedes balançar no cargo.

Debandada na Economia

Na quinta-feira (21), quatro ministros deixaram a pasta: Bruno Funchal, secretário especial de Tesouro e Orçamento; Gildenora Batista Dantas Milhomem, secretária especial adjunta de Tesouro e Orçamento; Jeferson Bittencourt, secretário do Tesouro Nacional; e Rafael Araújo, secretário-adjunto do Tesouro Nacional.

Apesar do motivo real da debandada não ter sido explicitado pela pasta, nos bastidores especula-se que as demissões estejam ligadas à discordância dos secretários com as intenções de Bolsonaro e de Guedes de furarem o teto de gastos para bancar o Auxílio Brasil, programa do governo que visa substituir o Bolsa Família. O novo programa, que tem claros objetivos eleitorais, não tem uma fonte de financiamento clara e pode não se sustentar por mais de um ano.