Ato sem PT: 54% dos manifestantes do MBL votam em Lula no segundo turno

Maioria dos manifestantes presentes ao ato do MBL eram jovens, brancos e ricos. 38% dizem que não aceitariam protestar ao lado de petistas

Ato convocado pelo MBL contra Bolsonaro em frente à Fiesp, na Avenida Paulista (Reprodução/Twitter)
Escrito en POLÍTICA el

Pesquisa realizada pelos professores Pablo Ortellado e Márcio Moretto, da Universidade de São Paulo (USP), revela que 54% dos manifestantes presentes no ato convocado pelo Movimento Brasil Livre (MBL), que não teve a participação do PT e de outros partidos da esquerda, votariam em Lula em um provável segundo turno contra Jair Bolsonaro (Sem partido).

No entanto, 38% dos presentes na manifestação - que contou com "pesos pesados do PIB brasileiro", segundo a Folha de S.Paulo - não aceitam participar de atos ao lado do PT.

Outros 33% responderam que não ocupariam as ruas ao lado da CUT, e 31% não protestariam com o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST).

"O resultado é bem contraditório. As pessoas que foram ao ato querem uma frente ampla contra Bolsonaro, mas quase 40% dizem que o PT é demais pra engolir", disse Ortellado à BBC Brasil.

Intenção de votos
Na pesquisa espontânea (quando não são revelados os nomes dos candidatos), Ciro Gomes (PDT), que discursou no ato, aparece em primeiro na preferência dos manifestantes com 16% das intenções de voto.

Lula vem em seguida, com 14%, em situação de empate técnica com o pedetista, com Sergio Moro marcando 11%.

João Amoedo (Novo) e João Doria (PSDB), que também participaram do ato em São Paulo, aparecem com 8% e 7%, respectivamente. Outros 31% afirmaram não saber em quem votar.

Jovens, brancos e ricos
A pesquisa, que ouviu 841 manifestantes e tem margem de 4 pontos porcentuais para mais ou para menos, revelou ainda que 69% dos manifestantes tinham até 44 anos, 79% tinham ensino superior completo ou incompleto, e 56% tinham renda familiar acima de 5 salários mínimos.

A maioria dos entrevistados (67%) se declarou branca, enquanto os autodeclarados negros somaram 29%.