#Fórumcast, o podcast da Fórum
23 de setembro de 2019, 11h33

“Bancada de Moro” cresce mais que a de Bolsonaro, mas é insuficiente para barrar CPI da Lava Jato

Desde a divulgação em junho de mensagens do The Intercept que expuseram a sua proximidade com procuradores da Lava-Jato e colocaram em dúvida a sua imparcialidade como juiz federal, Moro deflagrou um corpo a corpo com parlamentares

Bolsonaro e Sergio Moro (Foto: Divulgação/MJSP)

O ex-juiz e atual ministro da Justiça, Sergio Moro, de acordo com matéria publicada no jornal Valor Econômico, nesta segunda-feira (23), constrói uma base própria no Congresso, enquanto o governo de Jair Bolsonaro (PSL-RJ) continua sem sustentação parlamentar sólida para impulsionar as demais reformas.

O time de Moro é difuso na Câmara, com pelo menos cem deputados. Número insuficiente, todavia, para barrar a criação da comissão parlamentar de inquérito (CPI) que pretende investigar seus atos na Lava-Jato, endossada por 175 deputados. É no Senado que o desenho da bancada pró-Moro fica mais nítido devido à recomposição de forças na Casa.

Desde a divulgação em junho de mensagens que expuseram a sua proximidade com procuradores da Lava-Jato e colocaram em dúvida a sua imparcialidade como juiz federal, Moro deflagrou um corpo a corpo com parlamentares, em almoços e jantares privados, em busca de apoio político.

A “bancada de Moro”, que se delineia numa conjuntura cada vez mais clara de dissociação entre lavajatistas e bolsonaristas, reúne deputados e senadores de vários matizes: PSL, Podemos, do centro, como DEM, PRB, PSD e MDB, e até mesmo da esquerda, como PSB e PDT, todos orbitando em torno de uma agenda comum de combate à corrupção, defesa da Lava-Jato e redução da violência.

Segundo o Datafolha divulgado no começo do mês, Moro tem aprovação de 54% da população, índice 25 pontos acima da nota atribuída a Bolsonaro. Seu bloco de apoiadores quer vincular a imagem à do ministro mais popular do governo, mirando os dividendos políticos, sobretudo a um ano das eleições.

 


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum