"Barca está afundando": Bolsonaro teria feito apelo desesperado a ministros durante reunião de 22 de abril

Parlamentares pedem que o STF libere a íntegra do vídeo em que o presidente teria pressionado Moro e ameaçado armar população contra governadores

Jair Bolsonaro - Foto: Alan Santos/PR
Escrito en POLÍTICA el

Na polêmica reunião ministerial de 22 de abril, alvo da Polícia Federal e da Procuradoria-Geral da República em inquérito que investiga se o presidente Jair Bolsonaro pressionou o ex-ministro Sérgio Moro para interferir nas investigações da PF, o ex-capitão teria feito um apelo para que não deixassem seu governo acabar.

"A barca está afundando", teria dito o presidente durante o encontro segundo fontes que assistiram ao vídeo. A informação é dos jornalistas Fausto Macedo e Pepita Ortega, do Estado de S. Paulo.

Preocupado, Bolsonaro teria pedido que os presentes o ajudassem a "salvar" o governo e afirmou que se ele "caísse", todos cairiam juntos. O ex-capitão teria mencionado possíveis crimes de racismo e homofobia cometido pelos ministros.

Outras cenas foram narradas pela imprensa nos últimos dias. Bolsonaro teria sugerido até mesmo a armar população contra governadores. Ministros ainda teriam ofendido o STF e defendido a prisão de gestores estaduais e prefeitos.

Os deputados federais Reginaldo Lopes (PT-MG) e Marcelo Freixo (PSOL-RJ) se mobilizam no STF e na Câmara dos Deputados para conseguir publicizar o vídeo do encontro, que está em sigilo temporário por determinação do ministro Celso de Mello.