Barroso encaminha à primeira instância denúncia contra Temer no inquérito dos portos

No fim de 2018, Temer foi denunciado por Raquel Dodge pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro por integrar um suposto esquema para favorecer empresas portuárias

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Escrito en POLÍTICA el
[caption id="attachment_165934" align="alignnone" width="700"] Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil[/caption] Luís Roberto Barroso, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu enviar, nesta segunda-feira (4) à Justiça Federal em Brasília, a denúncia apresentada contra Michel Temer no caso do inquérito dos portos, de acordo com informações de Rosanne D’Agostino, do G1.

No fim de 2018, Temer foi denunciado por Raquel Dodge, procuradora-geral da República, pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro por integrar um suposto esquema para favorecer empresas na edição de um decreto sobre o setor portuário.

A procuradora denunciou mais cinco pessoas por corrupção ativa e passiva e lavagem, entre elas, o ex-assessor especial da Presidência da República, Rodrigo Rocha Loures. A procuradora também acusou de crimes o amigo do presidente, o coronel aposentado da Polícia Militar João Baptista Lima Filho.

Com a decisão de Barroso, Temer deixará de responder à acusação no STF, e será investigado na primeira instância judicial. A denúncia será encaminhada à 10ª Vara da Justiça Federal de Brasília.

Barroso afirma na decisão que a procuradora descreveu “detalhadamente o funcionamento de um esquema duradouro de corrupção que se teria formado em torno do ex-Presidente da República, Michel Temer”.

Confira a íntegra do despacho aqui.

Nossa sucursal em Brasília já está em ação. A Fórum é o primeiro veículo a contratar jornalistas a partir de financiamento coletivo. E para continuar o trabalho precisamos do seu apoio. Saiba mais.