Bate-cabeça: Augusto Heleno diz que indicação de Aras para a PGR é mentira, mas Bolsonaro confirma

Bolsonaro foi bastante criticado pela indicação: Augusto Aras não constava na lista tríplice do MPF

A indicação do novo Procurador-Geral da República (PGR) Augusto Aras movimentou os bastidores do governo Bolsonaro e incomodou apoiadores. A informação, divulgada mais cedo pelo SBT e pela Crusoé, foi confirmada no final da tarde desta quinta-feira (5) por Jair Bolsonaro, mas gerou irritação no ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, o general Augusto Heleno, que tentou desmentir os jornalistas. O movimento VemPraRua foi um dos que criticou Bolsonaro pela nomeação.

“Já estou apanhando da mídia, isso é um bom sinal, sinal de que a indicação nossa é boa, né? Acabei de indicar o senhor Augusto Aras para chefiar o Ministério Público Federal”, declarou o presidente durante evento no Observatório de Agropecuária Brasileira às 17h02 da tarde.

A confirmação, no entanto, não chegou ao braço-direito de Bolsonaro, o general Augusto Heleno, que usou as redes sociais às 16h49 para atacar a mídia e dizer que tratava-se de “notícia mentirosa e plantada”.

Reprodução/Twitter

Heleno, no entanto, foi desmentido pouco tempo depois pelo próprio Bolsonaro, que confirmou a escolha de Aras para o cargo hoje ocupado por Raquel Dodge.

Quem é Aras?

O nome de Aras ganhou destaque no Twitter, com muitas críticas sendo levantadas por seguidores de Jair Bolsonaro, que criticavam o novo PGR por ser “esquerdista”. O movimento VemPraRua classificou o episódio como uma “decepção”. Muitas críticas também surgiram pelo fato do nome dele não constar na lista tríplice da PGR e ter aparecido como candidato por indicação de aliados do presidente.

O deputado Paulo Teixeira se manifestou lamentando a “humilhação” feita com o Ministério Público e disse ser uma lição para os procuradores da Lava Jato. “Bolsonaro humilha o Ministério Público Federal e nomeia Augusto Aras, nome que estava fora da lista tríplice. Uma lição nos procuradores da Lava-Jato, que fizeram campanha para Bolsonaro e receberam de volta tal humilhação”, declarou.

O anúncio não agradou aos procuradores da Lava Jato, apesar de ser Augusto Aras primo de Vladimir Aras, o nome preferido por Sérgio Moro e Deltan Dallagnol para a PGR. Vladimir é um dos procuradores que aparece no Vaza Jato. Em conversas divulgadas recentemente ele defende que Dallagnol se torne candidato ao Senado para vencer os “inimigos” Gleisi Hoffmann e Roberto Requião.

Augusto Aras é visto como um procurador conservador e alinhado com os planos de Bolsonaro, principalmente para a Amazônia, apesar de já ter defendido a ex-presidente Dilma Rousseff e ser considerado um crítico da Lava Jato e da ditadura militar, o que deixou muitos bolsonaristas descontentes.

Avatar de Lucas Rocha

Lucas Rocha

Jornalista da Sucursal do Rio de Janeiro da Fórum.

Em 2021, escolha a Fórum.

Fazer jornalismo comprometido com os direitos humanos e uma perspectiva de justiça social exige apoio dos leitores. Porque se depender do mercado e da publicidade oficial de governos liberais esses projetos serão eliminados. Eles têm lado e sabem muito bem quem devem apoiar.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR