Ouça o Fórumcast, o podcast da Fórum
13 de agosto de 2019, 15h44

Blogueiros bolsonaristas alegam censura e anunciam que vão deixar o Youtube

A saída acontece logo após reportagem do New York Times apontar que o YouTube ajudou no crescimento de blogueiros de extrema-direita no Brasil

Reprodução/Youtube

Depois de reportagem de capa do New York Times apontar que o YouTube ajudou no crescimento de blogueiros de extrema-direita no Brasil, os bolsonaristas Nando Moura e Bernardo Küster anunciaram a saída da rede social por “censura”.

Em vídeo publicado nesta terça-feira (13), Moura avaliou que a plataforma está morrendo e afirmou que as tendências do YouTube são “altamente manipuladas” e que o site desmonetiza vídeos de acordo com algumas temáticas abordadas. “Nós estamos cruzando uma linha muito séria de censura, de tolher a liberdade de expressão, a liberdade do pensamento, tudo é balizado pelo politicamente correto”, declarou.

Moura, que ganhou grande projeção com vídeos sobre heavy metal, vídeo games e política, é apontado pelo New York Times como um dos principais beneficiários das “recomendações automáticas” do YouTube, que teriam sido um dos pilares para o crescimento da extrema-direita nas redes sociais.

O vice-presidente do PSL de Niterói, Maurício Martins, atribui a essas recomendações a sua “formação política”. “Antes disso, eu não tinha uma formação política ideológica”, disse ao jornal.

Bernardo Küster – que aparecia como recomendação automática para o vídeo de Moura – também anunciou nesta terça que vai terminar com seu canal por “censura” do YouTube. O blogueiro Leandro Ruschel lamentou a saída dos dois influenciadores da plataforma e profetizou que todos os conservadores serão banidos das redes sociais.

“Bernardo Küster e Nando Moura anunciam fim dos seus canais no Youtube por conta da censura que a plataforma apresenta. É uma questão de tempo até que todos conservadores, ou todos que não estejam alinhados com o projeto esquerdopata, sejam banidos das redes sociais”, disse Ruschel.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum