#Fórumcast, o podcast da Fórum
16 de maio de 2019, 17h01

Bloqueios na educação atingem até 54% dos recursos das universidades federais, alerta Andifes

Entidade que representa os reitores das instituições federais se reuniu com o ministro da Educação e divulgou os números do corte orçamentário

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), que representa os reitores das universidades federais, se reuniu nesta quinta-feira (16) com o ministro da Educação, Abraham Weintraub. Na ocasião, foi divulgado um “painel dos cortes”.

Trata-se de um sistema no qual informa os números do corte orçamentário promovido pelo Ministério da Educação (MEC) às instituições federais de ensino. De acordo com o levantamento, o percentual retido pode chegar a 54% das verbas não obrigatórias em algumas universidades.

Os bloqueios orçamentários variam de 15,82%, na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a 53,96%, na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), por exemplo, conforme dados da Andifes.

As porcentagens foram calculadas para as despesas não obrigatórias (chamadas de discricionárias). São formadas por dois tipos: custeio (contas de luz, água, telefone, pagamento de terceirizados, verba para pesquisas) e investimento (obras e seus equipamentos).

Repasse

Os reitores da Andifes cobraram do ministro o repasse da verba que não foi contingenciada. Antônio Paulo Vogel, secretário executivo do Ministério da Educação, disse que Weintraub está recebendo os reitores das universidades e que “casos particulares serão tratados de forma particular”.

 


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum