Primeiro boletim médico diz que Bolsonaro passará por "tratamento conservador"

O presidente seguirá internado no Vila Nova Star, em São Paulo

Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

O hospital Vila Nova Star, em São Paulo, publicou o primeiro boletim médico oficial do presidente Jair Bolsonaro nesta quarta-feira (14). O presidente foi internado no Hospital das Forças Armadas (HFA), em Brasília, durante a madrugada e transferido para São Paulo por conta de obstrução intestinal.

"O Senhor Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, foi transferido na noite desta quarta-feira para o Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, após passar por uma avaliação no Hospital das Forças Armadas, em Brasília, e ser diagnosticado com um quadro de suboclusão intestinal. Após avaliações clínica, laboratoriais e de imagem realizadas, o Presidente permanecerá internado inicialmente em tratamento clínico conservador", diz o boletim de Bolsonaro divulgado à imprensa.

Segundo o hospital, no momento não será necessária cirurgia de emergência, mas ela não está descartada. Bolsonaro seguirá internado na unidade.

Hospital das Forças Armadas

Após passar mal e se queixar de fortes dores na região do abdômen, Bolsonaro deu entrada no HFA na madrugada. A expectativa, a princípio, era que ele passasse por exames e apenas ficasse em observação por 48 horas.

Apesar de a escassez de informações sobre o real estado de saúde, o cirurgião Antonio Luiz Macedo, médico de confiança de Bolsonaro, foi enviado a Brasília. Ele foi o responsável pela intervenção cirúrgica após episódio do atentado a faca que o chefe do Executivo sofreu durante a campanha eleitoral de 2018. Ao chegar no HFA, o médico recomendou que o presidente fosse levado à São Paulo para mais exames. 

O senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ) afirmou que o pai chegou a ser internado em Unidade de Terapia Intensiva no hospital de Brasília e foi intubado.

1 kg de conteúdo fecal

Informações apuradas pela Fórum dão conta de que, no HFA, Bolsonaro foi submetido a procedimento com sonda nasogástrica em que foram retirados cerca de 1kg de conteúdo fecal. Isso porque a obstrução intestinal é um bloqueio total do cólon (intestino grosso) que impede a passagem do material fecal circulante daquela região.