Bolsolão: Ivan Valente aciona Conselho de Ética contra ministro Rogério Marinho

O ministro teria se aproveitado do "orçamento secreto" do governo Bolsonaro para construir mirante

Jair Bolsonaro e Rogério Marinho (Foto: Adalberto Marques/MDR)
Escrito en POLÍTICA el

O deputado federal Ivan Valente (PSOL-SP) acionou o Conselho de Ética Pública (CEP) contra o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, em razão da notícia de que o “orçamento secreto“ de Jair Bolsonaro banca uma obra que favorece diretamente o ministro.

O parlamentar destaca que reportagem de Felipe Frazão e Breno Pires, do Estadao, que mostra documentaçao do Ministério do Turismo que confirma que a destinação de recursos para a obra de um mirante no município de Monte das Gameleiras (RN) que fica vizinho à obra de um condomínio que Marinho está construindo.

O esquema do orçamento paralelo, ou "bolsolão", teria sido montado dentro do MDR a partir do uso de emendas do Relator Geral do Orçamento, denominadas RP9.

Em audiência na Câmara, Marinho negou com veemência que tivesse relação com a construção do Mirante. Diante disso, Valente acusa o ministro de incorrer em "grave infração ética", além dos "indícios graves de desvio de finalidade no repasse dos recursos".

"Ante o exposto requer, a instauração de procedimento por parte deste órgão para apurar a conduta MINISTRO DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL ROGÉRIO SIMONETTI MARINHO, de maneira a resguardar os princípios constitucionais que vinculam a administração pública, a legislação criada para proteger o erário e a plena observância da ética e integridade inerente ao exercício de qualquer cargo público", pede o parlamentar.

Confira o requerimento apresentado por Ivan Valente