Bolsonaristas lançam fogos de artifício no STF e atacam ministros: "Bandidos, comunistas safados"; veja vídeos

Simulação de bombardeio foi realizado pelo grupo "300 do Brasil". Governo do DF fechou Esplanada dos Ministérios neste domingo (14), mas Sara Winter, líder dos bolsonaristas, diz que haverá novo ato golpista na Praça dos Três Poderes

Bolsonaristas atacam STF com fogos de artifício (Reprodução)
Escrito en POLÍTICA el

Após ter o acampamento desmontado pela polícia do Distrito Federal, apoiadores de Jair Bolsonaro que insistem em permanecer na Praça dos Três Poderes, em Brasília, lançaram fogos de artifício sobre o Supremo Tribunal Federal (STF) na noite deste sábado (13).

Leia também: Milícia de Sara Winter protesta com tochas em frente ao STF

O ataque aconteceu por volta das 21h30. Em um dos vídeos que circula nas redes, um homem incita outros manifestantes a irem a Brasília se juntar ao chamado "300 do Brasil" que não reune nem 30 pessoas e há mais de um mês se concentrou na Esplanada dos Ministérios, desafiando o Judidiciário.

Em outro vídeo, um homem profere insultos e menciona alguns nomes de ministros: Carmem Lúcia, Rosa Weber, Dias Toffoli, Ricardo Lewandovsky e Gilmar Mendes. "Seus comunistas bandidos, vendidos. Estão entendendo o recado? É o povo", diz o homem, que estava acompanhado de cerca de 10 pessoas.

Segundo a Polícia Militar do DF, um grupo de aproximadamente 30 pessoas realizou um culto na Praça dos Três Poderes e encerrou a cerimônia com fogos de artifício.

https://twitter.com/antibovino/status/1272020433328619521
https://twitter.com/leleespindola13/status/1272025416316989440
https://twitter.com/RASPUTINDECARV1/status/1271991708381782019

Fechamento da Esplanada
Nesde domingo (14), o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), decidiu fechar a Esplanada dos Ministérios, em Brasília. A determinação vale para pedestres e veículos e o fechamento será entre 00h e 23h59.

Ibaneis justifica a decisão afirmando que “parte das manifestações realizadas nessas aglomerações tem declarado conteúdos inconstitucionais”. Ele também considerou que há “ameaças declaradas por alguns dos manifestantes aos Poderes constituídos”.

Além disso, o governador do DF disse que é necessário conter aglomerações por causa da pandemia do coronavírus. "A situação demanda o emprego urgente de medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública, a fim de evitar uma maior proliferação da doença no Distrito Federal”.

Líder da milícia armada, a ex-funcionária do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, Sara "Winter" Geromini, desafiou nas redes a medida do governdo do Distrito Federal.

"O Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha decretou hoje o FECHAMENTO DA ESPLANADA DOS MINISTÉRIOS. A ação faz parte das medidas para contenção e desmantelamento da militância bolsonarista de rua. Vamos ver se não vou pisar na esplanada amanhã", tuitou ela, que insiste em ações de desobediência para forçar a própria prisão.

https://twitter.com/_SaraWinter/status/1271963976839106561