Fórumcast, o podcast da Fórum
07 de setembro de 2019, 09h40

Bolsonaristas tentam incendiar DCE da UFF durante ato em homenagem a Fernando Santa Cruz

A professora Dora Santa Cruz, irmã de Fernando e tia do atual Presidente da OAB Nacional, Felipe Santa Cruz, estava presente no ato organizado por ex-estudantes em homenagem ao militante morto pela ditadura

Bombeiros no DCE da UFF (Reprodução/Facebook)

O vereador de Niterói (RJ), Paulo Eduardo Gomes (PSol), publicou em sua página no Facebook um relato afirmando que supostos “vândalos da extrema-direita” começaram a colocar fogo nas esculturas que ficam localizadas na frente do prédio do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal Fluminense (UFF), no Rio de Janeiro, durante ato de ex-estudantes em homenagem a Fernando Santa Cruz, pai do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz.

Se você curte o jornalismo da Fórum clique aqui. Em breve, você terá novidades que vão te colocar numa rede em que ninguém solta a mão de ninguém

“A professora Dora Santa Cruz, irmã de Fernando e tia do atual Presidente da OAB Nacional, Felipe Santa Cruz, estava presente ao evento recebendo a homenagem quando supostamente vândalos de extrema direita começaram a colocar fogo nas esculturas que ficam localizadas na frente do prédio. A fumaça se espalhou por todo o prédio, que precisou ser parcialmente evacuado”, descreveu o vereador.

Fernando Santa Cruz foi alvo de fake news de Jair Bolsonaro, que teria dito que o ex-militante comunista teria sido morto por grupos de esquerda quando, na verdade, ele foi morto por agentes da ditadura militar no Brasil.

Leia o relato do vereador Paulo Gomes sobre o incêndio no DCE da UFF.


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum