Ouça o Fórumcast, o podcast da Fórum
19 de novembro de 2019, 18h07

Bolsonaristas viralizam matéria de crescimento econômico dos governos do PT

Em 2012, o Brasil chegou a ser a sexta maior economia do mundo. Hoje é a nona, segundo o FMI

Foto: Divulgação/PR

Uma reportagem do Jornal O Globo de dezembro de 2011 ganhou grande repercussão nas redes bolsonaristas e nesta terça-feira (19) ocupa a terceira colocação entre as matérias mais lidas no veículo. A notícia, que diz que o Brasil se tornou a sexta maior economia do mundo, tem sido reproduzida como um feito do governo Bolsonaro, mas, na verdade, está ligada aos governos dos ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff.

“O Brasil conquistará o posto de sexta maior economia do mundo, ultrapassando o Reino Unido, de acordo com pesquisa publicada pelos principais jornais britânicos nesta segunda-feira. Se confirmado, será a primeira vez que o país fica atrás de uma nação sul-americana, de acordo com informações divulgadas pelo Daily Mail”, diz a reportagem de 26 de dezembro de 2011, referindo-se aos governos petistas. Em março de 2012, o país ultrapassou os britânicos.

Não é sócio Fórum? Quer ganhar 3 livros? Então clica aqui.

A jornalista Amanda Audi, do The Intercept Brasil, ironizou a repercussão da reportagem. “Há dias uma das matérias mais lidas do site do Jornal O Globo é essa: Brasil chega a sexta maior economia do mundo. Grupos bolsonaristas estão compartilhando como se fosse um feito desse governo. Já foi verdade. Mas em 2011, quando a matéria foi feita”, tuitou.

Segundo o FMI, o país ocupa hoje a nona posição no ranking dos maiores PIBs nominais.

 


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum