Bolsonaro está há 5 dias sem compromissos oficiais

Em mais de um mês no ano de 2021, a média de trabalho do presidente foi de menos de 3 horas por dia; em dezembro, esteve de férias

Jair Bolsonaro durante suas férias em 2021 (Reprodução/Instagram)
Escrito en POLÍTICA el

Apesar de, inúmeras vezes, ter reclamado da vida que leva como presidente e expressar desejo de "tomar caldo de cana na rua", Jair Bolsonaro (PL) trabalha pouco, muito pouco. Nesta terça-feira (25), menos de 1 mês após passar férias no litoral de Santa Catarina, o chefe do Executivo completou 5 dias consecutivos sem compromissos oficiais.

O último compromisso oficial de Bolsonaro, segundo a agenda do presidente disponibilizada no site do governo federal, foi na última quinta-feira (20). Naquele dia, o titular do Palácio do Planalto viajou ao Suriname e foi recebido pelo presidente do país.

A viagem, no entanto, foi interrompida por conta da morte de sua mãe, Olinda Bonturi Bolsonaro. O presidente foi ao sepultamento na cidade de Registro (SP) na sexta-feira (21) e, no dia seguinte, sábado (22), resolveu ir a uma lotérica e apostar na Mega-Sena.

Na sequência, retornou a Brasília e prosseguiu com sua folga. A agenda do presidente não disponibilizou compromissos oficiais desde então e seguiu vazia na segunda (24) e nesta terça-feira (25). Também não há compromissos agendados para os próximos dias.

Menos de 3 horas de trabalho por dia

Segundo levantamento feito pela CartaCapital, com base na agenda oficial de Bolsonaro, o presidente trabalhou, em média, menos de 3 horas por dia no mês de junho de 2021.

Naquele mês, quando o Brasil registrava um dos maiores picos da pandemia do coronavírus, Bolsonaro trabalhou, ao todo, apenas 83 horas e 25 minutos.

O mesmo aconteceu em dezembro, segundo levantamento feito pelo Blog de Jamildo. De acordo com a agenda, Bolsonaro trabalhou em média 2,9h (duas horas e 54 minutos) por dia útil.