Bolsonaro afina e concede plano de saúde a policiais federais

No mês passado, durante o Dia do Policial Federal, o presidente foi alvo de protestos de associações de delegados, peritos e agentes em vários estados do país

Bolsonaro na PF. Foto: Marcos Corrêa/PR
Escrito en POLÍTICA el

Após ser alvo de protestos de associações de delegados, peritos e agentes da Polícia Federal, o governo de Jair Bolsonaro (PL) resolveu conceder na próxima quinta-feira (8), um plano de saúde para membros da categoria, tanto da ativa quanto aposentados.

O decreto que regulamenta o benefício será assinado por Bolsonaro na data em que a nova sede da PF será inaugurada em Brasília.

O benefício vai ser criado com verbas de um fundo que reunirá recursos que cada policial recebe da União voltado para custeio com a saúde.

De acordo com a coluna de Bela Megale, no Globo, o fundo vai entrar com esses recursos e o plano de saúde funcionará em esquema de coparticipação. Os usuários pagarão, em algumas situações, um valor adicional por procedimentos como exames.

Cerca de 16 mil policiais federais serão contemplados.  O pleito foi negociado com o governo pela atual direção do órgão.

Protestos

Associações de delegados, peritos e agentes da Polícia Federal realizaram atos de protesto contra o governo de Jair Bolsonaro, em vários estados do país. A terça-feira (16) é o dia do policial federal.

Em Brasília, por exemplo, em frente à sede da PF, os manifestantes estenderam faixas para cobrar promessas não cumpridas feitas pelo presidente e disseram que o governo federal desvaloriza os policiais.

Esse governo prometeu nos valorizar e nesse período só tomamos porrada. Salários congelados, perdemos benefícios previdenciários, perdemos com a PEC Emergencial. Cadê a valorização prometida?”, declarou o presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal, Edvandir Paiva, em entrevista.

Com informações da coluna de Bela Megale