Bolsonaro quer proibir STF de abrir inquérito sem pedido do MP

A ação é mais um capítulo da novela do presidente contra as recentes decisões do Supremo e do TSE para investigar a sua conduta

Alexandre de Moraes e Dias Toffoli, do STF, e Bolsonaro (Montagem)
Escrito en POLÍTICA el

O governo do presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) entrou através da AGU (Advocacia-Geral da União), órgão que faz a defesa judicial do governo, com mais uma tentativa de manobra contra o STF (Supremo Tribunal Federal). Desta vez, o governo move ação onde pede que seja anulado o artigo do regimento interno da corte que permite a instauração de inquérito de ofício, ou seja, sem pedido do Ministério Público.

A ação é mais um capítulo da novela de Bolsonaro contra as recentes decisões do Supremo e do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para investigar a sua conduta por, sem provas, acusar o sistema eletrônico de votação de fraude.

O das fake news foi o primeiro inquérito de ofício aberto pelo STF, em 2019. A investigação foi instaurada por ordem do então presidente da corte, Dias Toffoli. A medida foi amplamente criticada, pois a Constituição estabelece que investigações dependem de uma solicitação nesse sentido do Ministério Público.

Apesar das críticas iniciais, no entanto, a disseminação de notícias fraudulentas por pessoas próximas de Bolsonaro e a elevação da tensão na relação entre os Poderes levou o Supremo a se unir em favor do inquérito.

O plenário da corte referendou a instauração da investigação mais de um ano após ele ter sido aberto por decisão individual de Toffoli.

O TSE tomou uma decisão similar no início de agosto e também instaurou um inquérito de ofício, desta vez para apurar especificamente as insistentes acusações sem provas feitas pelo presidente contra a Justiça Eleitoral.

Com informações da Folha

Temas