Bolsonaro apresenta MP para acelerar privatização da Eletrobras

O presidente realizou ato com Arthur Lira, Rodrigo Pacheco e ministros nesta noite; deputados de oposição reagem

Reprodução/TV Câmara
Escrito en POLÍTICA el

O presidente Jair Bolsonaro apresentou na noite desta terça-feira (23) uma Medida Provisória (MP) com o objetivo de acelerar a tramitação da privatização da Eletrobras no Congresso Nacional. A jogada acontece em meio à grande desvalorização da Petrobras após a intervenção do presidente na estatal.

Bolsonaro realizou um ato no Congresso ao lado do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), onde entregou a MP. Participaram também o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e o ministro da Economia, Paulo Guedes.

"A nossa agenda de privatização continua a todo vapor, queremos sim enxugar o Estado, diminuir o tamanho do mesmo para a economia dar a resposta que a sociedade precisa", disse Bolsonaro durante o evento.

Lira celebrou a proposta. “É o primeiro passo do que podemos chamar de uma agenda Brasil com investimentos, capitalização, e uma pauta que andará com as reformas. Estamos cumprindo nosso papel com unidade, respeito e harmonia, que é o que o Brasil precisa”, declarou.

Parlamentares já reagiram ao anúncio. "Precisamos fortalecer a luta pela Eletrobras Pública. Bolsonaro acaba de entregar MP que prevê a privatização da companhia. Vamos defender o que é do povo brasileiro. Privatizar não!", escreveu o deputado federal Carlos Veras (PT-PE) no Twitter.

O ex-presidente da Câmara, deputado federal Rodrigo Maia (DEM-RJ), também criticou: "MP da Eletrobras é pura enrolação".

https://twitter.com/carlosveraspt/status/1364346484192391170
https://twitter.com/RodrigoMaia/status/1364343050441551876
https://www.youtube.com/watch?v=n_KMHWQGRlY

Com informações da Agência Câmara, da Folha de S. Paulo e da CNN Brasil