Bolsonaro atende empreiteiros e diz que vai tornar construção civil serviço essencial

O presidente afirmou que assinou um decreto garantindo o funcionamento do setor

Jair Bolsonaro (Foto: Carolina Antunes/PR)
Escrito en POLÍTICA el

O presidente Jair Bolsonaro editou um decreto nesta quintar-feira (7) reconhecendo o funcionamento das construção civil como serviço essencial no país. Nesta manhã ele se reuniu com representantes do setor.

O texto ainda não fui publicado, mas foi anunciado pelo presidente logo após reunião com empresários em que pressionou o ministro do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, a flexibilizar a quarentena.

"Nós vamos começar a colocar mais categorias essenciais para nós podemos abrir com responsabilidade e observando as normas do Ministério da Saúde, de modo que nós possamos, cada vez mais rápido voltar a atividade normal", afirmou.

Entre os presentes no encontro estavam: José Rodrigues Martins, da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), José Velloso Dias Cardoso, da Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), Paulo Camilo Penna, presidente do Snic (Sindicato Nacional da Indústria do Cimento).

O decreto segue na contramão de especialistas e de estados que já atenderam ao isolamento social mais rígido como forma de conter o contágio do coronavírus. Maranhão, Pará e Ceará adotaram lock-down em alguns municípios enquanto a cidade do Rio de Janeiro possui por uma quarentena total em alguns bairros.

O presidente já havia causado polêmica ao tentar colocar igrejas na classificação de serviço essencial em duas oportunidades.