Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
23 de março de 2019, 08h34

Bolsonaro censura informações sobre suposto uso inédito de carros blindados nos EUA

Dois dias após solicitação da Fórum, o governo alegou que dados sobre precedência, custo e motivações para locação de veículos em território norte-americano colocariam em risco a segurança do presidente

O Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República se recusou a responder questionamentos da Fórum sobre possível contratação de carros blindados para a locomoção de Jair Bolsonaro (PSC) nos Estados Unidos, entre os dias 16 e 19 de março.

A partir de informações recebidas pela Fórum de que a exigência do presidente seria inédita para um chefe de Estado brasileiro no exterior e teria custado US$ 50 mil, a Secretaria Especial de Comunicação Social do governo foi acionada para responder sobre a procedência da informação, o custo e as motivações para o suposto uso de veículos blindados pela comitiva presidencial.

Mais de dois dias depois à formalização das perguntas por e-mail, o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República informou que deixaria de se manifestar sobre a demanda, alegando que “as informações que puderem colocar em risco à segurança do presidente e do vice-presidente da República e respectivos cônjuges e filhos (as)” são classificadas como “reservadas” e devem ser mantidas “sob sigilo até o término do mandato em exercício ou do último mandato, em caso de reeleição”.

O argumento foi embasado em dispositivo ao Art.24 da Lei 12.527, de 18 de novembro de 2011.

Nossa sucursal em Brasília já está em ação. A Fórum é o primeiro veículo a contratar jornalistas a partir de financiamento coletivo. E para continuar o trabalho precisamos do seu apoio. Saiba mais.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum