Bolsonaro debocha e "convida" Fux para atos golpistas do 7 de setembro

Em discurso feito à tarde, o presidente do STF disse que o Supremo está “atento e vigilante” e pode responsabilizar judicialmente quem atentar contra a democracia nos atos

Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

O presidente Jair Bolsonaro ironizou o discurso do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, sobre os atos golpistas do 7 de setembro. Durante live semanal, o chefe do Executivo chegou a "convidar" Fux para os atos.

"Hoje eu assisti o ministro Fux dizendo algo parecido com... 'só há democracia quando há respeito pela Constituição'. Parabéns, ministro, é isso que nós queremos. Tá convidado a participar comigo do movimento", debochou Bolsonaro em live.

"Queremos respeito à Constituição. Infelizmente, em Brasília, uma ou outra pessoa não está respeitando. Não pode um ou dois de nós mandar censurar, prender, fazer busca e apreensão", completou. Ele faz referência aos ministros Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso, do STF.

"Dia 7 vai ser uma manifestação nunca antes vista no Brasil", disse ainda.

À tarde, Fux fez um duro discurso sobre os atos do 7 de setembro, onde pediu que os manifestantes, apoiadores de Bolsonaro, “respeitem a democracia”. O ministro disse ainda que o STF “segue atento e vigilante” e que pode haver consequências jurídicas.

“Esta Suprema Corte aguarda que os cidadãos agirão com senso de responsabilidade cívica, respeito institucional e cientes das consequências jurídicas de seus atos, independente da posição política. Num ambiente democrático, manifestações públicas são pacíficas. Por sua vez, a liberdade de expressão não comporta violências e ameaças”, disse.

Fux ainda citou uma frase do ativista Martin Luther King Jr.: “a paz jamais será mantida pela força; ela só pode ser obtida por meio do entendimento mútuo”.