Bolsonaro decreta luto oficial no Brasil por morte de Olavo de Carvalho

Além de deixar de homenagear publicamente diversas personalidades que morreram no período, o presidente Jair Bolsonaro emitiu decretos de luto oficial pouquíssimas vezes; nem as vítimas da tragédia de Brumadinho receberam o que Olavo de Carvalho ganhou

Bolsonaro e Olavo de Carvalho. Foto: Arquivo
Escrito en POLÍTICA el

O presidente Jair Bolsonaro (PL) decretou nesta terça-feira (25) luto oficial de um dia no Brasil em razão da morte do astrólogo Olavo de Carvalho, guru reacionário do bolsonarismo, por Covid-19. Durante sua gestão, Bolsonaro tem evitado prestar homenagens a personalidades que morreram no período, mas decidiu abrir uma exceção com o escritor de extrema direita que vivia nos Estados Unidos.

"É declarado luto oficial em todo o País, por um dia, contado da data de publicação deste Decreto, em sinal de pesar pelo falecimento do Professor OLAVO LUIZ PIMENTEL DE CARVALHO", diz decreto publicado pro Bolsonaro nesta terça no Diário Oficial da União.

O ato solene em favor do escritor reacionário não foi promovido pro Bolsonaro para diversas outras figuras que morreram no último período, nem mesmo para tragédias que impactaram o país, como o crime ambiental de Brumadinho - deixou 262 mortos - e a pandemia de Covid-19 - mais de 624 mil vítimas fatais.

Durante o atual mandato, nomes relevantes da música, dramaturgia e literatura brasileira faleceram e, em nenhum dos casos, a Presidência da República se manifestou. O presidente não lamentou as mortes de Moraes Moreira, Aldir Blanc, Nicete Bruno, Zuza Homem de Mello, Bibi Ferreira, Beth Carvalho, Clovis Rossi, Fernanda Young, Paulo Henrique Amorim, Elza Soares, Marcelo Yuka, dentre outros.

Morte de Olavo de Carvalho

O perfil de Olavo de Carvalho no Instagram informou na madrugada desta terça-feira (25), o falecimento do astrólogo e autoproclamado filósofo bolsonarista, oito dias após testar positivo para a covid-19.

Ele estava internado em um hospital da região de Richmond, no estado americano da Virgínia. Não foi informada a causa da morte, mas ele anunciou estar infectado com o coronavírus no último dia 16.

As aulas de seu curso online estavam suspensas por conta do seu estado de saúde.

Olavo de Carvalho tinha 74 anos e deixa esposa, oito filhos e 18 netos.

Negacionista Olavo de Carvalho

Tweets negacionistas do guru explodiram na internet após seu falecimento. “Suposto vírus mortífero”, “mocoronga vírus”, “vírus chinês” e outros comentários zombando da pandemia aparecem nos posts de Olavo na rede social, além de fake news sobre a doença. Confira aqui alguns deles.