Fórum Educação
12 de fevereiro de 2020, 13h52

Bolsonaro derruba Onyx e escala general da intervenção no RJ para a Casa Civil

Onyx deve ser transferido para o Ministério da Cidadania, ocupado por Osmar Terra

Jair Bolsonaro e Onyx Lorenzoni (Foto: Casa Civil)

O presidente Jair Bolsonaro indicou nesta quarta-feira (12) o general Walter Souza Braga Netto, responsável por comandar a intervenção militar no Rio em 2018, para o comando da Casa Civil no lugar de Onyx Lorenzoni. Com a troca, o ministro deve assumir a Cidadania, hoje ocupada por Osmar Terra.

Braga Netto é o atual chefe do Estado-Maior do Exército e liderou o Comando Militar do Leste. O futuro de Osmar Terra ainda é incerto, mas, de acordo com a Folha de S. Paulo, a maior probabilidade é que ele reassuma o seu mandato na Câmara dos Deputados.

O desgaste de Onyx no governo aumentou desde o episódio em que um de seus assessores, Vicente Santini, foi demitido, recontratado e exonerado em um período de 48 horas por ter viajado à Índia com um avião da Forca Aérea Brasileira (FAB).

Desde então, o ministro passou a se humilhar para se manter no cargo. Bolsonaro retirou, no final do mês passado, a gestão do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI) do ministério da Casa Civil e a transferiu para a Economia. Onyx foi pego de surpresa e, humilhado, afirmou a aliados que só soube da decisão pelo Twitter. Em ato de desespero, o ministro antecipou seu retorno de férias para investir em formas de se manter no governo do ex-capitão.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum