Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
29 de junho de 2018, 17h53

Bolsonaro diz que não existe racismo no Brasil 

Pré-candidato à presidência disse que o fato de seu sogro ser negro não influenciou na hora de se relacionar com sua esposa e, por isso, não existiria racismo no país. Ironicamente, Bolsonaro é alvo de uma denúncia e pode se tornar réu no STF pelo crime de racismo 

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Durante uma palestra para uma plateia de milhares de pessoas em um hotel em Fortaleza (CE), na quinta-feira (28), o pré-candidato à presidência, Jair Bolsonaro(PSL), afirmou que não existe racismo no Brasil.

Para sustentar sua tese, ele usou como exemplo o fato de seu sogro ser negro. Somente o fato de a cor do pai de sua esposa não ter interferido em seu relacionamento significa, na cabeça do pré-candidato, que não há racismo no país.

“Aqui no Brasil, não existe isso de racismo, tanto é que meu sogro é Paulo Negão e, quando eu vi a filha dele, não queria saber quem era o pai dela”, disse.

Denunciado por racismo

Ironicamente, o político que acredita que não há racismo no Brasil é alvo de uma denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) exatamente pela prática do crime de racismo. A motivação da denúncia foi uma fala de Bolsonaro em abril do ano passado. Na ocasião, o pré-candidato falou de forma depreciativa sobre indígenas e quilombolas, chegando a afirmar que os quilombolas “não servem nem para procriar”.

Ele chegou a ser condenado a pagar R$ 50 mil por danos morais coletivo e, agora, a PGR pede, em parecer enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF), que a Corte aceite a denúncia por racismo. Se os ministros aceitarem o parecer, o que é bem provável, Bolsonaro se tornará réu pelo crime de racismo.

“Ultrapassa a liberdade de pensamento e transborda para o conteúdo discriminatório e preconceituoso dos grupos aos quais ofende”, afirmou a procuradora-geral, Rachel Dodge, em seu parecer.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum