Bolsonaro diz que tem imagem ruim no exterior porque mídia internacional é de "esquerda"

Presidente é atacado por jornais de direita desde o início do mandato. O liberal Financial Times publicou uma reportagem nesta segunda (25) que acusa Bolsonaro de levar o país ao "desastre"

Jair Bolsonaro (Reprodução)
Escrito en POLÍTICA el

O presidente Jair Bolsonaro afirmou a apoiadores nesta segunda-feira (25), em frente ao Palácio da Alvorada, que não está "bem visto no exterior" porque a mídia internacional é de "esquerda". O ex-capitão ainda se comparou com o presidente norte-americano, Donald Trump.

O presidente foi abordado por uma apoiadora que pediu que a Secretaria de Comunicação (Secom) faça uma "propaganda melhor" dele. "A imprensa mundial é de esquerda. O Trump sofre muito nos Estados Unidos também", respondeu Bolsonaro.

Diferente do que o presidente alega, ele é alvo de ataques desde o início de seu mandato por veículos de direita e liberais. Nesta segunda-feira, por exemplo, o jornal norte-americano Financial Times publicou uma reportagem que diz que o "populismo" de Bolsonaro está "levando o Brasil ao desastre".

"O presidente do Brasil adotou uma abordagem surpreendentemente semelhante à de Trump - mas ainda mais irresponsável e perigosa. Ambos os líderes ficaram obcecados com as propriedades supostamente curativas da droga antimalárica hidroxicloroquina. Mas enquanto Trump está apenas tomando o produto, Bolsonaro forçou o Ministério da Saúde brasileiro a emitir novas diretrizes, recomendando o medicamento para pacientes com coronavírus", diz trecho da reportagem.

Em outro trecho, o repórter Gideon Rachman diz que Bolsonaro é responsável pela doença ter "saído do controle" no país. "Incentivando seus seguidores a desrespeitar os bloqueios e minando seus próprios ministros, Bolsonaro é responsável pela resposta caótica que permitiu que a pandemia saia do controle", diz o jornal.