Bolsonaro diz que vai sancionar aumento no fundo eleitoral por medo de impeachment

Em sua live semanal, o presidente também reclamou das críticas que vem sofrendo e da pressão para vetar o projeto

Em sua live semanal nesta quinta-feira (19), o presidente Jair Bolsonaro voltou atrás com a decisão de vetar o fundo eleitoral de R$ 2 bilhões para 2020 e mencionou ter medo de sofrer um processo de impeachment. Ele citou ainda o artigo da Constituição que trata das situações em que um presidente da República pode cometer crime de responsabilidade.

“O Congresso pode entender que eu, ao vetar, atentei contra esse dispositivo constitucional e isso se tornar um processo de impeachment contra mim. Eu estou aguardando o parecer final da minha assessoria jurídica, mas o preliminar é que eu tenho que sancionar”, afirmou durante a transmissão.

Na live, Bolsonaro também mencionou que é contrário ao fundo eleitoral, mas se disse “escravo da lei”. Ele reclamou, ainda, das críticas que vem sofrendo e da pressão sobre ele para vetar o projeto.

Enquanto isso, parlamentares do “centrão” se divertem com a crise no governo de Jair Bolsonaro, agravada por conta das investigações do Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) contra Flávio Bolsonaro, envolvendo esquemas de corrupção em seu antigo gabinete na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). Líderes dos partidos mencionam, ainda, que governo enfrenta diversas contradições, como é o caso da reviravolta na decisão do presidente sobre o fundo eleitoral de R$ 2 bilhões.

Avatar de Redação

Redação

Direto da Redação da Revista Fórum.

Em 2021, escolha a Fórum.

Todos os dias Fórum publica de 80 a 100 matérias desde às 6h da manhã até à meia-noite. São 18h de textos inéditos feitos pela equipe de 10 jornalistas da redação e também por mais de três dezenas de colaboradores eventuais.

E ainda temos 3 programas diários no YouTube. O Fórum Café, com Cris Coghi e Plínio Teodoro, o Fórum Onze e Meia, com Dri Delorenzo e este editor, e o Jornal da Fórum, com Cynara Menezes. Além de vários outros programas semanais, como o Fórum Sindical, apresentado pela Maria Frô.

Tudo envolve custos. E é uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar neste ano, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

É fácil. Clique em apoiar e escolha a melhor forma de escolher a Fórum em 2021.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR