Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
13 de dezembro de 2019, 15h44

Bolsonaro diz que vai insistir para ter Sérgio Camargo como presidente da Fundação Palmares

O presidente disse que acatou decisão judicial, mas pretende recorrer e reconduzir Camargo ao comando da fundação

Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta sexta-feira (13) que o único motivo do afastamento do Sérgio Camargo da Fundação Cultural Palmares foi a ação judicial que o impediu de assumir o cargo. O ex-capitão disse que pretende nomeá-lo como chefe do órgão mesmo com as diversas críticas que tem recebido.

“O afastamento de Sérgio Camargo da Fundação Cultural Palmares se deu por causa de DECISÃO JUDICIAL. Caso nosso recurso seja vitorioso, EU O RECONDUZIREI à presidência da Fundação”, publicou o presidente em seu Twitter ao comentar a suspensão da nomeação publicada no Diário Oficial.

Além da declaração, Bolsonaro compartilhou um vídeo de Camargo reafirmando que o Dia da Consciência Negra tem que acabar. “Isso não é uma data do negro, é uma data de minorias empoderadas pela esquerda, que propagam ódio, ressentimento e divisão racial”, disse.

O juiz federal Emanuel José Matias Guerra, da 18ª Vara Federal de Sobral (CE), proferiu decisão liminar no último dia 4 suspendendo a nomeação de Camargo. O magistrado acatou um ação popular ajuizada por Helio Sousa Costa.

“A nomeação […] contraria frontalmente os motivos determinantes para a criação daquela instituição e a põe em sério risco, uma vez que é possível supor que a nova presidência, diante dos pensamentos expostos nas redes sociais pelo gestor nomeado, possa atuar em perene rota de colisão com os princípios constitucionais da equidade, da valorização do negro e da proteção da cultura afro-brasileira”, escreveu o juiz na decisão.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum