Bolsonaro é péssimo ou ruim para praticamente metade dos paulistanos, diz Ibope

Avaliação de Doria e Bruno Covas também não foi nada boa

Foto: Reprodução/TV Globo
Escrito en POLÍTICA el

A avaliação do presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido-RJ) é considerada ruim ou péssima por praticamente metade dos paulistanos. Segundo pesquisa Ibope resultante de parceria entre o instituto de pesquisas, o Estado e a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), 40% dos moradores da capital paulista consideram a gestão de Bolsonaro péssima e apenas 8% a consideram ruim.

No universo dos eleitores insatisfeitos, oito em cada dez dão ao governo a pior avaliação possível. 

O Ibope também mediu os níveis de satisfação e insatisfação dos paulistanos em relação às administrações do governador João Doria e do prefeito Bruno Covas, ambos do PSDB e o resultado também não foi nada bom.

No caso de Doria, as opiniões negativas chegam a 44%. Já o trabalho do prefeito é visto como regular pela maior parcela dos habitantes da cidade (45%).

O resultado da pesquisa foi colhido em meio à crise provocada pela pandemia do novo coronavírus, e já mede a reação dos paulistanos às primeiras medidas do presidente e de seus auxiliares no enfrentamento do problema.

São Paulo concentra parte significativa dos eleitores de Bolsonaro e o seu desgaste na cidade pode ser um indicador do que acontece em outros redutos. No primeiro turno da disputa presidencial de 2018, Bolsonaro teve 2,8 milhões de votos na capital paulista, quase 1,5 milhão a mais do que o segundo colocado, Fernando Haddad (PT). Em porcentuais, o resultado foi 45% a 20%. No segundo turno, Bolsonaro venceu com o voto de seis em cada dez paulistanos.

O Ibope ouviu 1.001 eleitores de 16 anos ou mais entre os dias 17 e 19 de março. O nível de confiança utilizado é de 95% – ou seja, há 95% de chances de os resultados ficarem dentro da margem de erro, que é de três pontos porcentuais para mais ou para menos. O levantamento foi contratado pela Associação Comercial de São Paulo.

Com informações do Estadão