Bolsonaro é recordista de pedidos de impeachment entre presidentes

Presidente é alvo de 31 solicitações que visam tirá-lo do cargo. Deste total, 24 são do período anterior à crise envolvendo Sergio Moro

Jair Bolsonaro (Foto: Isac Nóbrega/PR)
Escrito en POLÍTICA el

Em comparação com governantes anteriores, o presidente Jair Bolsonaro é campeão em pedidos de impeachment. Em apenas 16 meses de governo, o ex-capitão já acumula 31 representações que visam tirá-lo do cargo. Deste total, 24 são do período anterior à crise política envolvendo o ex-juiz Sergio Moro.

Com isso, em comparação ao tempo de mandato, os pedidos de impeachment de Bolsonaro já ultrapassaram os dirigidos ao ex-presidente Fernando Collor (PROS-AL) e a ex-presidenta Dilma Rousseff. O primeiro enfrentou 29 representações em 30 meses de governo, enquanto a petista teve 68 pedidos protocolados nos 67 meses de seus dois mandatos.

Apesar da elevada quantidade de pedidos, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), tem se recusado a levar os processos adiante.

Na segunda-feira (27), Maia afirmou que o momento não é de por esse tema na pauta. De acordo com o jornal Estado de S.Paulo, o presidente da Câmara aguarda o avanço das investigações sobre as acusações de interferência política de Bolsonaro na Polícia Federal.

Entre os pedidos mais recentes apresentados contra Bolsonaro, dois são de antigos aliados. O Movimento Brasil Livre (MBL) protocolou nesta segunda-feira sua representação, enquanto a ex-líder de governo no Congresso, Joice Hasselmann (PSL-SP), representou contra Bolsonaro na sexta-feira (24).