Bolsonaro entrega Banco do Nordeste ao PL, de Valdemar da Costa Neto, que foi preso por corrupção

Banco do Nordeste está sendo usado no toma lá, dá cá de Bolsonaro, que busca comprar uma base de apoio no Congresso Nacional

Valdemar da Costa Neto e Jair Bolsonaro (Montagem)Créditos: Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

No toma lá, dá cá para comprar uma base aliada no Congresso Nacional, Jair Bolsonaro entregará a presidência do Banco do Nordeste ao Partido Liberal (PL), que é comandado pelo ex-deputado Valdemar da Costa Neto, condenado no por corrupção no chamado "mensalão" a sete anos e dez meses de prisão.

Segundo reportagem do jornal O Estado de S.Paulo, No lugar do atual presidente do banco, Romildo Rolim, assumirá Alexandre Borges Cabral, que já foi presidente da Casa da Moeda entre julho de 2016 e junho de 2019 por indicação de outra legenda do bloco, o PTB.

A decisão contraria declaração do próprio presidente, que na quinta-feira passada, 28, admitiu a negociação de cargos em segundo e terceiro escalão para obter apoio político, mas negou a existência de qualquer tratativa para entrega de ministérios, bancos públicos ou empresas estatais.

“Em nenhum momento nós oferecemos ou eles pediram ministérios, estatais ou bancos oficiais”, disse o presidente durante transmissão nas redes sociais.

Segundo apurou o Estadão, as indicações para os cargos no Banco no Nordeste partiram do deputado Júnior Mano (PL), eleito pelo Ceará, Estado onde fica a sede do banco. As nomeações foram avalizadas pelo líder do PL na Câmara, deputado Wellington Roberto (PB).