O que o brasileiro pensa?
16 de janeiro de 2020, 07h41

Bolsonaro escala general para tentar conter greve nos Correios

Servidores ameaçam parar neste mês como resposta ao aumento nos custos dos planos de saúde

Foto: Reprodução/CUT

A Postal Saúde, operadora de planos de saúde responsável pelos trabalhadores dos Correios, empossou o General José Orlando Cardoso como presidente da empresa. Medida vem em meio à ameaça de greve por parte dos servidores como resposta ao aumento nos custos dos planos. A tensão na estatal também se intensificou nos últimos meses por conta da ameaça crescente de privatização, proposta pelo presidente Jair Bolsonaro e seu ministro da Economia, Paulo Guedes.

A chegada do general, no lugar de um funcionário da área, acontece no momento em que os trabalhadores questionam e criticam a eliminação da obrigatoriedade de profissionais com perfil técnico na diretoria, de acordo com a Adcap, associação dos funcionários. A Postal, no entanto, alega que a remuneração da diretoria, criticada por sindicatos, tem valores compatíveis com as operadoras do mercado de saúde.

A estimativa é que cerca de 40 mil servidores percam o emprego com a privatização dos Correios. Até então, no entanto, Bolsonaro não apresentou um plano sobre o que fazer com o contingente de desempregados que vai se formar com a venda da estatal.

Outro agravante é a dívida de cerca de R$ 3 bilhões do plano de saúde dos funcionários. Uma das opções que Bolsonaro tem considerado é descontar do valor a receber, mas a medida ainda não foi definida. Por conta da complexidade das decisões a serem tomadas, a data prevista para a apresentação do formato final de privatização ficou para o fim de 2021.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum