Bolsonaro: “esta história de que a Amazônia arde em fogo é uma mentira”

“Por ser floresta úmida, como é em grande parte a dos senhores, não pega fogo”, disse

Foto: Isac Nóbrega/PR
Escrito en POLÍTICA el

O presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido-RJ) afirmou, nesta terça-feira (11), em videoconferência com líderes de países da região amazônica, por ocasião da 2ª Cúpula Presidencial do Pacto de Letícia que “esta história de que a Amazônia arde em fogo é uma mentira”.

Bolsonaro disse também que considera “injustas” as críticas sobre a preservação da Amazônia.

“Eu tenho convidado os embaixadores que têm interesse na Amazônia, por exemplo, na época do ano que eles bem entenderem a sobrevoar comigo entre as regiões de Boa Vista e Manaus. Em aproximadamente 600km, eles não acharão nenhum foco de incêndio, nem um quarto de hectare desmatado”, disse Bolsonaro.

“Por ser floresta úmida, como é em grande parte a dos senhores, não pega fogo. Esta história de que a Amazônia arde em fogo é uma mentira, e nós devemos combater isso com números verdadeiros, é o que estamos fazendo aqui no Brasil”, acrescentou o presidente.

Bolsonaro disse também haver “enorme” empenho de seu governo no combate a ilegalidades. Ele exaltou a diminuição de 28% em queimadas e desmatamento na Amazônia no mês de julho, mas omitiu em sua fala o aumento de 33% no acumulado em 12 meses.

“Mesmo assim, somos criticados, afinal de contas o Brasil é uma potência no agronegócio, ameaças existem sobre nós o tempo todo”, reclamou.

"Nós sabemos da importância dessa região para todos, bem como os interesses de muitos países outros nessa região. Também sabemos o quanto somos criticados de forma injusta por muitos países do mundo. Nós, com perseverança e verdade, devemos resistir. Esta região é muito rica, é praticamente o que restou no mundo no tocante a riqueza ambiental e mineral”, defendeu.

Com informações do Valor