Fórumcast, o podcast da Fórum
01 de maio de 2019, 13h49

“Bolsonaro está literalmente matando a educação superior”, protesta Haddad

Ex-prefeito de São Paulo denuncia: “Depois de cortar 30% do orçamento das universidades federais, governo pretende iniciar o desmonte da pós-graduação”

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O ex-prefeito de São Paulo e candidato à presidência em 2018, Fernando Haddad (PT) usou seu Twitter para protestar contra a intenção do Ministério da Educação de cortar 30% das verbas destinadas às universidades federais.

“Bolsonaro está literalmente matando a educação superior. Depois de cortar 30% do orçamento das universidades federais, governo pretende iniciar o desmonte da pós-graduação”, postou.

Além disso, o governo ameaça cortar bolsas que financiam pesquisas “com viés ideológico”, segundo o MEC.

A princípio, Abraham Weintraub, ministro da Educação, divulgou cortes de pelo menos 30% dos recursos da Universidade de Brasília (UnB), da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Universidade Federal da Bahia (UFBA) por terem permitido que ocorressem supostos atos políticos, classificados por ele como “balbúrdia”.

No entanto, Arnaldo Barbosa de Lima Junior, secretário de Educação Superior do ministério, declarou que o bloqueio vai valer para todas as universidades e todos os institutos.


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum

#tags