Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
07 de janeiro de 2020, 12h19

Bolsonaro faz coro com Weintraub e critica Paulo Freire

Presidente e ministro culpam o ex-presidente Lula, assim como o patrono da educação brasileira, pelo desempenho do Brasil no último ranking do Pisa

Bolsonaro e o miWeintraub (Foto: Reprodução)

Em transmissão ao vivo nas redes sociais nesta terça-feira (7), o presidente Jair Bolsonaro e seu ministro da Educação, Abraham Weintraub, comentaram sobre os resultados do Brasil no último ranking do Pisa, que avalia a qualidade da educação em diferentes países do mundo, e culparam o ex-presidente Lula pela colocação brasileira. O presidente aproveitou para criticar o educador Paulo Freire, patrono da educação brasileira, citando-o como “patrono de Lula”.

“Quem é o patrono do Lula na educação?”, questionou Bolsonaro ao ministro, após críticas de Weintraub ao ex-presidente. “Paulo Freire. Não deu certo! Tem que ter humildade para reconhecer que não deu certo.

“O que a gente vê como resultado de 20 anos de Paulo Freire? O Brasil é o úlitmo da América do Sul”, continuou Weintraub. “Todo mundo que usa métodos não científicos está mal no ranking”, alegou.

O ranking do Pisa de 2018, divulgado em dezembro do ano passado, leva em consideração três áreas do conhecimento: leitura, matemática e ciências. Este é um exame que trabalha com interpretação de texto e tem um viés interdisciplinar. O diferencial deste ranking com relação aos demais é que o foco não é o conhecimento específico e objetivo, como sustenta Weintraub, mas sim como o aluno relaciona as áreas de conhecimento entre si e qual é seu nível de pensamento crítico.

 

Notícias relacionadas


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum