Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
05 de novembro de 2019, 09h47

Bolsonaro inicia hoje desmonte para privatização da Eletrobras

Um ofício foi encaminhado à estatal pelo Ministério de Minas e Energia anunciando a privatização

Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) deverá assinar nesta terça-feira (5) o projeto de lei que autoriza a privatização da Eletrobras. Ofício foi enviado à empresa pelo Ministério de Minas e Energia, comandado por Bento Albuquerque. Em entrevista à GloboNews, o ministro disse nesta terça que o governo busca “capitalizar” a empresa, que, segundo ele, está perdendo participação no mercado.

“Estamos otimistas em relação à tramitação desse projeto. O presidente Bolsonaro assinando hoje o projeto de lei, eu levarei pessoalmente para entregar ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, ainda hoje”, disse. De acordo com ele, a Eletrobras terá só 15% de geração de energia e 35% na transmissão em dez anos se não for privatizada.

Após assinatura de Bolsonaro, é necessário ainda o aval do Congresso para que o governo dê andamento ao plano de repassar a estatal para a iniciativa privada. Isso porque ela foi excluída do PND (Plano Nacional de Desestatização) e precisa que deputados e senadores aprovem sua reinclusão.

Desde o governo de Michel Temer a estatal sofre o risco de ser privatizada. A equipe econômica de Temer chegou a apresentar um projeto de lei com a modelagem do negócio, mas a proposta travou em comissão.

Com informações da Folha de S.Paulo.

 


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum